terça-feira, 10 de agosto de 2010

Enviado por Anônimo (não verificado(a)) em 28. novembro 2008 - 14:17.

paz! É tudo o que eu mais quero!
Eu sou uma vítima do preconceito.
Por que sera que as pessoas tem tanto preconceito?
Preconceito de raça, cor, idade, religião, deficiência física e tantos outros. Sofro preconceito todos os dias e vivencio o sofrimento de outras pessoas por causa dele. Vejo nas ruas crianças sendo discriminadas por outras crianças, idosos sendo discriminados por jovens, e o que mais me impressiona é saber que uma pessoa que sofre preconceito também é capaz de discriminar outra pessoa por ser diferente ou ter uma atitude diferente da dela. Outro dia assistia na TV um homossexual criticando uma mulher que fazia filmes pornôs, a meu ver esse rapaz deveria tentar entender os motivos pelos quais aquela mulher faz esse tipo de trabalho, pois ele com certeza ja deve ter sido discriminado por causa de sua opção sexual, o que também é um grande absurdo. As pessoas nao deveriam julgar as outras pela aparencia ou por serem diferentes. Por que será que nos dias atuais o preconceito tomou proporções tão enormes? Será que as escolas não estão ensinando a seus alunos a respeitar o próximo, o idoso, o diferente? Quanto mais estudadas, mais preconceituosas são as pessoas. Esteriótipos como beleza, magreza são essenciais nos dias de hoje. Sei que estou longe de ser uma mulher perfeita, tenho nariz grande, olhos grandes, orelhas grandes, queixo grande, tudo que uma mulher não pode ter para ser aceita por uma sociedade. Algumas pessoas falam sobre preconceito, mas não sabem ao certo do que estão falando, pois nunca sofreram com ele. Sei bem o que é ficar trancada em um quarto para nao ouvir piadinhas de meus proprios familiares, deixar de frequentar festas, para não ter que ouvir adolescentes comentando uns com os outros, será que é mulher ou homem? Ontem mesmo sai com meu namorado e um casal de namorados amigos nossos, fomos a um lugar que serve caldos, na saida havia alguns rapazes sentados em uma mesa conversando, quando me viram começaram a coxixar uns com os outros, um deles dava gargalhadas tão altas que me senti mal, com vontade de chorar, então, para disfarçar dei as costas para eles, depois falei com meu namorado que ia esperar por ele no carro. Não sei se ele percebeu o motivo, mas apesar de saber que ele gosta de mim, tenho medo que ele seja contaminado por essas pessoas e que por vergonha desista de nosso namoro. E olha que não sou tão feia assim, apenas não estou dentro dos padrões de beleza femininos. Então fico imaginando como devem sofrer pessoas que por terem o virus da AIDS, por exemplo, não tem direito a um lugar na sociedade. É por isso que admiro muito a luta contra o preconceito racial, são pessoas muito fortes e determinadas, espero que continuem lutando porque eu sei como é difícil suportar calada a tanta maldade, tanta injustiça. As vezes fico contente em saber qua alguns me ignoram, pois é muito mais difícil saber que estou sendo notada. Tudo que eu quero é um pouco de paz!
Fonte: http://jornaldedebates.com.br/debate/dia-consciencia-negra-que-falta-para-superar-preco/artigo/luta-contra-preconceito-nao-deve-se

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Depoimentos: "Redação nota dez"

Antes de tudo, sou brasileiro!*


por Cauê Sarmento

Raça? Raça é pastor alemão, pitbull, poodle. Não somos cachorros para termos raça. Somos todos iguais (e diferentes também). Somos humanos.

É incrível pensar que todo o preconceito que temos em relação à cor da pele de cada um exista no Brasil e nas consciências brasileiras, porque, antes de mais nada, o que define a cor da pele de um ser humano são os genes (coisas que não conseguimos ver e que muitas pessoas nem sabem que existem), e ainda, genes que boa parte dos brasileiros podem ter. Sim, um "branco" pode ter um gene "negro" e vice-versa.

Se pensarmos bem, veremos que o preconceito está presente muitas vezes inconscientemente, com expressões do tipo: "negro maloqueiro" e "branquelo riquinho". É impressionante como esse preconceito está enraizado na sociedade e nem percebemos isso, ou por acaso sua consciência pesa quando você brinca com a cor ou com as características físicas do outro?

E como resolver? Como resolveremos um mal já impregnado em nossas mentes? Lembro-me de uma música de Gabriel, o pensador: "Nenhum tipo de racismo se justifica, ninguém explica. Precisamos de uma lavagem cerebral para acabar com esse lixo que é uma herança cultural. Todo mundo é racista, mas não sabe a razão, então eu digo, meu irmão, seja do povão ou da elite, não participe, pois, como eu já disse, racismo é burrice".

* Texto produzido durante a Avaliação Interacionista por um aluno do 9º ano para a disciplina de Produção de Texto sobre o tema "Racismo no Brasil".


O preconceito Racial:
O preconceito racial é o que mais se abrange em todo o mundo, pois as pessoas julgam as demais por causa de sua cor, ou melhor, raça. Antigamente, era comum ver-se negros africanos acompanhados de belas louras nórdicas ou de outras partes da Europa. Não existia o menor preconceito entre esses casais nem em relação a eles. Para os brasileiros, porém, era algo inédito e escandaloso; faziam-se piadas insinuando que o sucesso dos negros se devia ao fato de que eram muito bem dotados anatomicamente para o sexo. Uma visão preconceituosa típica, que procurava desqualificar o negro e que escondia, às vezes, uma boa dose de inveja.Os negros e asiáticos que iam estudar na Europa, no entanto, eles possuíam uma cultura igual ou superior a de qualquer estudante branco, uma vez que haviam freqüentado boas escolas, indo finalmente aprimorar seus estudos na Europa ou nos Estados Unidos. Não havia nenhuma desigualdade educacional que dificultasse uma estreita convivência com eles.No Brasil, pretende-se erradicar o preconceito racial e o racismo com leis. Só a educação poderá esclarecer a todos, sobretudo aos brancos, o que representou para a raça negra o que lhe foi imposto pelo tráfico escravista. A Igreja se julgava com o direito de catequizar aqueles que nada sabiam da religião católica. O Governo nada fez, depois da Abolição, para dar aos ex-escravos condições de estudar e conquistar um lugar na sociedade. O Brasil está muito longe de ser um país onde todos sejam iguais. O espaço e a visibilidade que o negro tem em nossa sociedade, não permitem que ele sirva de referência. Estudos realizados pelo IBGE mostram que no Brasil os brancos recebem salários superiores, cerca de 50%, aos recebidos pelos negros no desempenho das mesmas funções, e que o índice de desemprego desses também é maior. No campo da educação, o analfabetismo, a repetência, a evasão escolar são consideravelmente mais acentuados para os negros.



No Brasil, a cor eu mais se abrange é a Branca, sendo eles 53,3 %, e se destacando mais na região Sul de nosso país. Em seguida, vem a população de cor Parda, com 40,5 %, e sendo em maior parte na região Norte. Depois, vem as populações em menoria, que são da cor Preta que são as que mais sofrem com o preconceito racial, com 5,6 %, e se destacando na região Sudeste do Brasil, e da cor Amarela e Indígena, com 0,6 % em todo o Brasil, com maior parte na região Centro-Oeste.


Com tudo isso, percebemos que o preconceito é um dos problemas mais graves em todo o mundo, e que as pessoas precisam conhecer melhor as pessoas, indiferente da cor ou raça, sendo branco, preto, índio ou qualquer outro tipo, devemos respeitar e zelar pelo próximo.